Pirineus... Onde ficar ?

Hospedagem... onde ficamos, e quais montanhas são acessíveis

Em Roma, faça como os romanos. Não se esqueça disso ao viajar na França, e procure copiar os hábitos locais e respeitar as tradições, aos quais os franceses são extremamente apegados. Ao reservar um hotel, seja cordial e aceite as regras de acesso (horário de chegada e saída por exemplo) ao pé da letra. Também é extremamente recomendável ligar bem antes de chegar ao Hotel, informando o horário previsto de chegada e confirmando se há refeição no local, na hora que pretende chegar, ou se tem opções de restaurantes próximos. ATENÇÂO : fora de Paris, os restaurantes FECHAM as 14hs ! Se vc vai almoçar depois desse horario, não vai encontrar nada aberto, e se estiver aberto, não é grande coisa para se comer. Procure entender os horários das cidades onde vcs está, isso facilita muito a vida !. Se vc sair para jantar, verifique no hotel como é o acesso ‘a noite, pois diferente daqui, Lá não tem porteiro 24 horas ! É o proprio dono do hotel que cuida de tudo.

LARUNS: fica no coração dos Pirineus, e desta cidade vc sai direto pedalando para subir o Marie-Blanque, o Portalet, Aubisque e Suloir. Nós ficamos no Hotel de France (http://hotel-de-france-laruns.vallee-ossau.com/ que tem um preço super atrativo, um bom café da manhã, e quartos bem confortáveis. Se vc conseguir reservar o quarto principal, terá vista para as montanhas deitado na sua cama :o). A cidade de Laruns tem tudo que vc precisa : bons restaurantes com menu “formule” (veja abaixo dicas de alimentação) e uma praça muito linda, ideal para o bate papo no final do dia após o pedal. Se vc vai alugar um carro na França, opte pelo GPS incluso na locação ou leve um GPS com mapas europeus na viagem, e assim não terá problemas para chegar lá. São 10 horas de viagem desde o Charles de Gaule, em Paris. Nós optamos pela rota de Toulouse, mas a proprietária do hotel nos recomendou usar a rota por Bordeux na próxima vez.

Depois de pedalar, vá passear no Train d´Artouste, que é acessível a partir do Lac de Fabrèges, no caminho para o Col du Portalet. Outro passeio imperdível é fazer um pic-nic próximo ao Portalet, pois a região é belíssima ! Não deixe de provar o queijo de ovelha que é vendido pelos produtores locais, e dê um pulo obrigatório até Eaux-Bonnes, no caminho para o Aubisque. Compre frutas frescas no Petit Casino que tem na praça central, em particular as cerejas são muito doces !

BAGNÉRES DE BIGORRE: O deslocamento desde Laruns é bem curto, cerca de 2hs. Vc pode seguir o mesmo caminho do Col d´Aubisque, e depois passa por Lourdes, a meca do Catolicismo. Em Bagneres, ficamos no Tivoli (http://www.hoteltivoli.fr/ ), hotel de propriedade do Jean Yves, um francês pra lá de especial ! Escolha almoçar e jantar no hotel sempre que for possível na sua programação, e converse com Jean Yves para saber qual será o cardapio proposto (alguma negociação é possível !). Jean Yves gosta muito de oferecer pratos locais aos seus hospedes, e foi lá que eu provei o melhor “Gateau Basque” de toda a viagem : recheio quente, e um café expresso para acompanhar !!! A refeição com entrada, prato e sobremesa custa apenas $15 euros ! A partir do hotel, vc sai pedalando para o Tourmalet, pelo roteiro de Sainte-Marie-de-Canpan e também passando pela badalada estação de esqui de La Mongie, e também pode subir o Col d´Aspin. Se vc quer emoção e um roteiro mais longo, procure no mapa a D26, uma estrada local que praticamente não tem carros no percurso, e siga até a D929, onde pegará à direita para Arreau, e de lá vc sobe o Col d´Aspin pelo lado que o Tour de France sobe (10km de subida, 900m de desnível)... depois até Bagneres será só descida, uma vez que o roteiro faz um “boucle”. Reserve o dia inteiro para isso, e não deixe de parar nas cidades do caminho para aproveitar o roteiro... No centro de turismo de Bagneres vc tambem pode pedir seu Certificado de Escalador do Tourmalet, uma brincadeira local para provar que vc subiu lá ! He He...

Não deixe de ir nas Termas Aquensis (http://www.aquensis.fr/) após as 18:30hs vc paga apenas 15 euros !! Leve toalha e sandália ou alugue por lá mesmo... se for domingo, não perca a feira local que vende queijos e frios deliciosos !

Também não deixe de visitar o Pic Du Midi, acessível a partir de La Mongie via teleférico. Verifique com Jean Yves a previsão do tempo para escolher o melhor dia/horário para subir, e se puder, almoce no pico mesmo pois o restaurante é bom e não cobra tão caro assim, e a exclusividade de comer a 2.800m de altitude é imperdível !

http://www.picdumidi.com/web/fr/107-decouverte-du-pic-du-midi.php
http://bagn.obs-mip.fr/webcamV2/

ARREAU: Esta vila é uma das mais belas que visitamos ! Um rio corre entre as pedras cortando a cidade, e seguindo na direção dele, vc vai subir o Col du Peyresourde. Nós ficamos em uma hospedagem fora do centro, Les Terraces de Saubissan (http://www.hebergement-saintlary.com/ ) . Para chegar lá, evite a rodovia D929 e ao invés disso, pegue a paralela esquerda, muito estreita mas também muito mais simpática, e será sua referencia para sair de bike do hotel e seguir até Arreau, de onde vc pode subir o Col d´Aspin no mesmo sentido do Tour de France, e também subir o Peyresourde, sendo que nesta montanha vale a pena descer até o próximo vilarejo, Portet-de-Luchon, depois Garin, e voltar para o Peyresourde pela D618. Uma opção que não fizemos nessa região foi o Col d´Azet, que pode ser feito antes ou depois do Peyresourde. Outra opção imperdível é o Plat d´Adet, palco de muitas chegadas do Tour, e bastante duro (porem belíssimo) para subir. Na minha próxima viagem, vou reservar 3 a 4 dias em Arreau ! Não deixe de visitar a badalada Saint-Lary-Soulan. Em Arreau, vá jantar um Gallete no L´Authentique (15 Grande rue) por $16 euros... peça vinho local e uma garrafa de água de torneira (ver dicas de alimentação) !

Ax-le-Thermes: Ultima cidade de nossa viagem, vale a pena visitar caso vc vá para Andorra (nosso caso) ou se vc quer usar como etapa intermediaria para depois seguir para a Cote d´Azur, e quem sabe até incluir o Ventou no seu roteiro de viagem. Nós chegamos lá pela Espanha, depois de passar por Andorra, numa pausa de ciclismo que fizemos por 2 dias. Em Ax, ficamos em um hotel recém-inaugurado bem na entrada da cidade, mas eles não tem site. Ao lado, há uma opção que achamos interessante : Les Grillon (http://www.hotel-le-grillon.com/ ) com quartos por volta de $ 50 euros, mais o preço do café da manhã. A partir de Ax nós subimos o Plateu de Beille, acessível pela N20 até Les Cabannes, e de lá subindo os 16km desta bela colina, também palco de algumas batalhas do Tour de France. Cuidado na N20, pois apesar de vc estar na França, trata-se de uma rodovia nacional e portanto com maior trafego de caminhões e veículos. Prefira os finais de semana, no período da manhã.

Um programa imperdível, depois da bike em Ax, é ir na terma publica que existe em plena praça central. Isso mesmo ! Uma piscina de água quente sulfurosa, aberta ao publico em plena praça publica !. Tambem tem um centro termal turístico a preços acessíveis (20 euros), para relaxar depois de um bom dia de pedal !